quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Copa do Mundo

Tenho certeza que vocês vão ter muitas recordações da copa de 2014, então, vamos fazer uma caixa maravilhosa para guardá-las?

Como surgiu a copa do mundo?

A Copa surgiu para curar as feridas da Primeira Guerra Mundial!

Eleito presidente da FIFA em 1921, Jules Rimet tinha o projeto de usar o futebol para aproximar os povos após o conflito. Em 1930, o sonho se tornou realidade: há 80 anos nascia o evento esportivo mais popular do planeta.

Na baía de Villefranche-sur-Mer, em 21 de junho de 1930, um navio deslizava lentamente rumo ao horizonte. Saindo da França, seu destino era o Uruguai. A bordo, passageiros quase anônimos. Rapazes fortes e musculosos que enfrentavam a travessia para disputar a partida de abertura da primeira Copa do Mundo de futebol.

A bordo do Conte Verde, um homem de terno e gravata, cabelos brancos e bigode finamente talhado ostentava um sorriso discreto. Em sua bagagem, uma estatueta de 30 cm de altura e 4 kg, representando uma vitória segurando sobre a cabeça um vaso octogonal: a Copa do Mundo, um troféu de ouro maciço produzido pelo escultor francês Abel Lafleur. O homem que cuidava desse precioso tesouro chamava-se Jules Rimet. Presidente da Federação Internacional de Futebol desde 1921, ele batalhava, havia quase dez anos, para organizar uma competição aberta às equipes do mundo inteiro. Seu motivo: aproximar os jogadores dos dois hemisférios, em um espírito de fraternidade, e fazer do futebol o rei dos esportes atléticos.

Considerando na época um esporte violento, o futebol, praticado por profissionais na Inglaterra, estava longe de despertar o mesmo entusiasmo na França, onde não existiam mais que 30 clubes. "Peregrino apaixonado", como se definia, Rimet partiu para tentar obter o consentimento dos jogadores, a autorização de seus empregadores e dos dirigentes de clubes. "Assim", disse ele, "consegui montar uma equipe que, aliás, teve uma presença bastante razoável em Montevidéu.".

No final, quatro nações europeias (França, Romênia, Bélgica, Iugoslávia) e nove americanas (Estados Unidos, México, Brasil, Peru, Paraguai, Chile, Bolívia, Uruguai e Argentina) participaram da competição.

Jules Rimet havia vencido sua aposta: fazer dessa competição um formidável espetáculo popular de alcance universal. Restava-lhe um último desafio: converter o futebol francês ao profissionalismo. Isso seria feito em janeiro de 1932, quando foi adotado o estatuto do jogador profissional. Segundo ele, era o momento de acabar com práticas ambíguas, um bom número de clubes amadores remunerava então os jogadores profissionais, Rimet estava certo de que o amor pela camisa valia todo o ouro do mundo.

A Copa do Mundo FIFA de 2014, será a vigésima edição do evento e terá como anfitrião o Brasil. É a segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul!
E é com muito entusiasmo que vamos torcer pelo nosso país! Brasil rumo ao HEXA!

Fonte: uol.com.br, Wikipédia.

Lembrança da Copa


 Recursos Pedagógicos:

Folhas para scrapbook cardstock Toke e Crie nas cores: amarelo canário, azul onda, verde onda;
Folha para scrapbook lisa branco;
Folha para scrapbook dupla face futebol chute - Toke e Crie;
Folha para scrapbook dupla face futebol listras - Toke e Crie;
Folha para scrapbook dupla face futebol taças e estrelas - Toke e Crie;
Kit furadores com suporte letras e números - Toke e Crie;
Furador mini estrela - Toke e Crie;
Furador max tag - Toke e Crie;
Furador max círculo - Toke e Crie;
Cola para scrapbook - Toke e Crie;
Fita adesiva dupla face - Toke e Crie;
Tesoura escolar - Toke e Crie;
Caneta permanente preta - Toke e Crie;
Adesivo feio a mão futebol - Toke e Crie;
Embalagem de sapato ou camisa.

Desenvolvimento:

1 - Seguindo as medidas da caixa de sapato que pode variar, corte o cardstock verde, o amarelo no formato de triângulo. Com o furador max no formato de círculo perfurar o cardstock azul, colar com a fita dupla face adesiva formando  bandeira do Brasil.
Recorte uma tira de 1 cm no branco liso e sobreponha sobre o círculo azul da bandeira, com o furador mini de estrela perfure as estrelas e as coloque na bandeira.

2 -Corte nas medidas da parte externa da caixa de sapato os papeis futebol listras para as laterais e acabamento, na frente da caixa corte o papel futebol taças e estrelas.
3 - Corte nas medidas da parte interna da caixa de sapato os papeis futebol chute e para as laterais futebol listras e cole-as decorando a caixa.
4 - Perfure o cardstock verde com o furador max com formato de tag, com o suporte de furadores letras e números perfure "Copa 2014".
5 - Decore a caixa com adesivos e com a caneta permanente escreva na bandeira Ordem e Progresso.

6 - Peça finalizada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...