sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Projeto Tamar - Porta lápis

Projeto Tamar - Porta lápis



Aquecimento Global
As alterações climáticas representam hoje uma das maiores ameaças à diversidade de vida no planeta, juntamente com a destruição de habitats, poluição e proliferação de espécies invasoras. Considerando o comportamento e a biologia das tartarugas marinhas, é possível prever que as alterações climáticas vão afetar e até mesmo comprometer a sua sobrevivência.
Além das diversas outras ameaças já existentes, o aquecimento global pode causar inúmeras consequências para as tartarugas marinhas. É um perigo real, pois em um mundo que está esquentando, mais calor, como prevêem os cientistas, pode provocar tempestades mais fortes, aumentando a erosão das praias que as tartarugas usam para desovar.

Em sua caminhada para o mar, as tartarugas marinhas memorizam a localização das praias onde nasceram e retornam àquela área décadas mais tarde, quando adultas, para repetir o ritual de desova. Com o derretimento das calotas polares e o aumento do nível do mar, essas praias podem desaparecer, forçando as tartarugas a buscar novas áreas de desova. Segundo dados de pesquisas realizadas até agora, pode demorar 10 mil anos ou mais para que uma nova área de desova se estabeleça.
As tartarugas precisam viver em um mundo dominado pelos humanos. Buscar novas praias não é tão simples. Pessoas e tartarugas tendem a gostar das mesmas praias e podem coexistir. O problema é que as pessoas alteram as praias de maneira prejudicial às tartarugas, afetando-as quando, por exemplo, causam erosão ao removerem a vegetação que fixa as dunas imediatamente atrás das praias, para construir casas. Para compensar e estabilizar a praia constróem estruturas de contenção com metal, pedras e concreto. Com o aumento previsível do mar – e tempestades mais fortes –, a praia não pode avançar naturalmente e diminui, por consequência, o espaço para as tartarugas desovarem. 

Materiais:

2 folhas de Scrapbook náutica acessórios
1 Cardstock bolinha amarelo canário
1 Cardstock rosa
1 Cardstock preto
1 Cardstock vintage verde oliva
1 Cardstock bolinhas palha
1 folha para Scrapbook branca
1 folha para Scrapbook verde bebê Poá
Pinça de precisão
Estilete
Cola para Scrapbook
Fita dupla face
Fita banana
Régua de metal
Tesoura
Marcador permanente preto
1 lata de leite 
1 furador de tartaruga max by Vlady 

Desenvolvimento:
1 – Usando o furador de tartaruga, fure os Cardstocks rosa (bochechas), preto (olhos), verde (base do casco), palha (cara e pés) e as folhas de Scrapbook branca (olhos) e bebê poá verde (casco).

2 - Fure no cardstock palha 2 vezes a base do casco e 1 vez o pé.  Corte o pé da tartaruga ao meio.

3 – Usando a cola para Scrapbook e fita banana e a pinça, monte a tartaruga.

4 – Com o estilete e régua, corte dois pedaços das folhas para scrapbook náutica acessórios nas medidas 30,5 cm x 5 cm e dois pedaços de medida  4 cm x 5 cm. Junte os pedaços de 5 cm com os pedaços maiores usando fita dupla face . Usando a tesoura, corte as ondas. 

5 -  Com o estilete e régua, corte o Cardstock amarelo canário nas medidas 6 cm x 30,5 cm e 6 cm x 6 cm. Junte os pedaços com fita dupla face.

6 – Cole o pedaço de Cardstock amarelo na lata usando fita dupla face.

7 – Cole na lata o pedaço menor da folha para Scrapbook náutica acessórios com fita dupla face e cole o outro pedaço da folha para Scrapbook náutica acessórios com fita banana.

9 – Cole a tartaruga nas ondas.

Peça finalizada

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...