segunda-feira, 6 de abril de 2015

Para o mundo Escolar!

Tema: Dia da Habitação
Instrutora: Claudia Pavan


OBJETIVOS
Reconhecer diferentes tipos de moradias, identificando semelhanças e diferenças entre elas.
Valorizar a importância da moradia.
Observar moradias feitas por animais.

CONTEÚDOS

 A "casa" ou "moradia", representa um importante espaço para o desenvolvimento do homem... primeiro não podemos olvidar da necessidade de proteger-se, de abrigar-se; depois a "casa" representa aquele espaço em que o homem poderá "crescer", criar a sua família.
O lar de cada pessoa é o local onde geralmente nos sentimos bem, pois é onde guardamos nossa história. Também é nesse espaço que descansamos após um longo dia de trabalho ou estudos. A nossa casa também é um cantinho para realizarmos as refeições, nos protegermos do frio e guardar nossos objetos e pertences.

Tipos de moradia
Nesse artigo, você vai conhecer os diferentes tipos de moradia existentes nos quatro cantos do mundo.
 
Palafitas e barracos:  A palafita é um tipo de construção feito em formato de madeira ou estaca, geralmente por regiões onde há rios. Já o barraco fica mais em evidência nas grandes favelas. Em alguns casos, são produzidos com lataria, papelão em grande escala e até mesmo isopor. Bastante simples, são moradias construídas por pessoas de baixa renda.

Pau a pique:  Geralmente estão próximas de sítios ou chácaras. É um tipo de moradia basicamente formada por paredes de barro e alguns galhos frondosos de árvores. O telhado é feito a partir da palha, varas ou barro. Em raras exceções, são utilizadas telhas.

Alvenaria: se uma casa é construída com tijolo, cimento e areia ela passa a ser classificada como uma moradia com alvenaria. Pode ser térreo ou com dois andares, em estilo sobrado. Vai depender da preferência e da condição financeira do dono do local.

Condomínios e moradias luxuosas: em bairros mais nobres, especialmente formados por pessoas de classe alta, também são bastante comum o surgimento de moradias coletivas. São os chamados condomínios.

Edifícios: também existem condomínios formados por edifícios gigantescos e luxuosos. Esse tipo de moradia é construído com bastante ferro e facilidades como o elevador. Em cada edifício há um número estipulado de apartamentos.

 
Cante com os alunos a música:

A Casa   -   Vinicius de Moraes
Era uma casa
Muito engraçado
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero
Materiais Utilizados:
1 Folha para Scrapbook Azul Médio
1 Folha para Scrapbook Vermelho
1 Folha para Scrapbook Azul Bebê Listras
1 Folha para Scrapbook Minha Família Quadros
1 Cardstock Amarelo
Adesivos 3D Hora do Café
Adesivo 3D Elegância
Adesivos Borda Pérola
Estilete
Cola para Scrapbook
Tesoura infantil
Boleador 1 mm
Dobradeira
Compasso para Corte Circular
Régua de Metal

Passo a passo:
1 – Com a régua e estilete, corte o Cardstock Amarelo nas medidas 20 cm x 28 cm. Dobre ao meio com o auxílio da dobradeira e corte na extremidade superior um triângulo com altura de 6cm. Corte a Folha para Scrapbook Vermelha nas medidas 14 cm x 6 cm e a Folha para Scrapbook Azul Médio nas medidas 8 cm x 5 cm.

2 – Com o estilete e a régua corte um triângulo no pedaço da Folha para Scrapbook Vermelho. Cole o pedaço azul e o pedaço vermelho no Cardstock Amarelo.

3 – Usando o compasso para corte circular, corte ¼ de um círculo com 14,5 cm de raio. Usando o boleador, vinque as laterais na medida de 0,5 cm e dobre com o auxílio da dobradeira. Corte com a tesoura onde os dois pedaços vincados se encontram.

4 – Cole as partes vincadas no meio do Cardstock Amarelo.

6 - Recorte duas molduras da Folha para Scrapbook Família Quadros e cole na frente usando cola para scrapbook – serão as janelas. Cole uma pérola da cartela de adesivos borda pérola no retângulo azul (porta).

7 – Decore o interior da casa usando as molduras da Folha para Scrapbook Minha Família Quadros e os Adesivos 3D Hora do Café e 3D Elegância. Dica: coloque bonecos pequenos e brinque com a casa. Para guardar, é só fechar a estrutura da casa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...