DVD - Dedoches com o artista Vlady!


Clique na imagem para ampliá-la

Projeto Recreação Didática
Dedoches


ATIVIDADE:  DVD  RECREAÇÃO DIDÁTICA  DEDOCHES – Aprendendo a fazer Dedoches!

JUSTIFICATIVA:  A arte de contar histórias é milenar. Nossos antepassados sempre contaram belíssimas histórias, fazendo-nos viajar pelos encantamentos da imaginação.  O Projeto Dedoches desenvolvido pelo Artista Plástico Vlady, propõe o resgate da arte através  desta atividade desenvolvida pelos alunos como o contar histórias, dobraduras,recorte e colagem. É um projeto, que vem trazer algumas possibilidades de acesso a  literatura, arte e a música.

OBJETIVO GERAL:  Possibilitar através dos educadores e  educandos do 1º ao 5º ano de todas as escolas, um momento de aprendizado, de confecção de dedoches e audição de histórias, influindo no desenvolvimento individual  e social. Incentivando a leitura e o gosto da literatura como arte, objetivando transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência nos ambientes escolares e sociais.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
  •      Conhecer  literatura com as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, personagens do Folclore e o que sua criatividade idealizar.
  •      Promover um momento lúdico, movido à imaginação e fantasia.
  •      Usufruir do conhecimento cultural, através do contar histórias.
  •      Desenvolver as habilidades, por meio da observação e prática, que possibilitem contar as histórias de maneiras mais elaboradas.
  •      Despertar o respeito às pessoas, com a prática do saber ouvir.
  •      Ao ouvir as histórias, permitir uma analise maior sobre suas atitudes diante ao meio em que vive.
  •      Vivenciar o novo e o diferente.
  •      Divertir-se em contar histórias através da literatura e folclore.
  •      Com as histórias literárias e as histórias sobre o folclore, incentivar as descobertas de outros lugares, outros tempos, outros jeitos  de viver, de agir e de ser.
  •      Trabalhar com recorte colagem, coordenação motora, viso – motora, espacial e psicomotora.

RECURSOS: Todos os recursos e a lista de materiais encontram – se descritos no DVD do projeto.

DESENVOLVIMENTO: Com toda a sua didática o artista plástico Vlady ensina a todos, como fazer DEDOCHES  de papéis com materiais  da TOKE E CRIE no DVD Recreação Didática Dedoches.  Fazendo assim parte do grandioso projeto TRABALHOS ESCOLARES CRIATIVOS.

ALTERNATIVAS DE TRABALHOS:
  •      Trabalhar com matemática, (numerais, formas geométricas, ângulos entre outros até onde a sua criatividade chegar).
  •      Aprender brincando, Língua Portuguesa treinando a dicção, a leitura e comportamentos.
  •      Profissões na história dos três porquinhos.

CURIOSIDADES:
No  DVD Recreação Didática Dedoches é apresentado esta arte teatral, tão gostosa que nos deixa a vontade de entrar em um mundo onde a imaginação e a curiosidade são sempre muito bem - vindas. No teatro de dedoches, são utilizados alguns materiais que envolvem os dedos e deixam as histórias muito mais reais.
Com a estrutura básica dos dedoches do DVD, você pode criar o personagem que quiser e montar seu dedoche. Quanto mais personagens, mais legal a história vai ficar!

AVALIAÇÃO: Pedir ao Educando para fazer um relatório sobre as histórias e os temas trabalhados por elas. Colocar sua opinião pessoal sobre o que foi exposto e fazer uma discussão em sala de aula sobre o tema abordado. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...